Primeiro festival dedicado exclusivamente ao tema no Brasil, o #festivalfotobsbDaJanela, é uma iniciativa vinculada ao Foto BSB – Festival Internacional de Fotojornalismo, que propõe a promoção da fotografia jornalística. Sua realização será 100% online, conduzida por grandes nomes do fotojornalismo no Brasil e no mundo, entre os dias 16 e 19 de agosto de 2020, que terá uma premiação para os selecionados.
O Concurso Cultural: #festivalfotobsbDaJanela convida fotógrafos e aspirantes a fotógrafos a documentar o seu momento de confinamento, seja através das janelas, seja no seu cotidiano, ou seja, nos momentos que são imprescindíveis de saída a rua. O objetivo é criar uma reflexão documental sobre o interior e o exterior das casas, das janelas, das varandas em tempos de pandemia.
Serão selecionadas 20 fotografias que integrarão uma galeria especial no site e redes sociais do projeto, acompanhadas de uma breve análise dos curadores do concurso.
Três autores serão selecionados para integrar a programação do Foto BSB, participando de uma mesa redonda com o editor, curador e fotojornalista Toni Pires. Os selecionados receberão um cachê de *R$ 800,00 (oitocentos reais) cada.
A curadoria está a cargo dos fotojornalistas Zuleika e Souza e Alan Marques, responsável pela finalização do livro em homenagem a Gervásio Baptista, renomado fotografo que registrou a história de Brasília falecido no ano passado. Completa o time o conceituado fotografo paulista Toni Pires.
Fonte: Assessoria de Imprensa do Festival
*Foto: Leandro Lima
Para participar, você deve encaminhar sua foto por e-mail para dajanela@festivalfotobsb.com.br
Confira o edital no site https://festivalfotobsb.com.br/
Redes Sociais
Facebook: https://www.facebook.com/festivalfotobsb
Instagram: @festivalfotobsb
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UC615i96YFjnJY_PFsFQZnLg
· OS CURADORES
Paulistano, graduado em Economia e Jornalismo pela Uniesp. Pós graduado em fotografia pelo Centro Universitário SENAC.
Desde 2007, integra o conselho consultivo da Universidade Anhembi Morumbi no curso de Fotografia.
Por 13 anos trabalhou no jornal Folha de São Paulo, atuou como repórter fotográfico, coordenador de pautas editor de especiais, editor adjunto e entre 2006 e 2009 foi editor chefe de fotografia.
Também trabalhou em New York e Madri. Desembarcou no mês de Abril em São Paulo, depois de um período de mais de um ano na China, onde fotografou para o L.A. Times e diversas agências internacionais. Também se dedicando em seu projeto autoral sobre a nova China.
Também desenvolve vídeo completando seu trabalho de documentação.
Premiado em diversas partes do mundo, teve seu trabalho exposto em NY, Milão, Los Angeles, Portugal e Madri.
Atualmente faz parte do El Pais.
Natural de Brasília, fotografa profissionalmente desde 1982. Já trabalhou para diversos veículos de comunicação, entre eles Correio Braziliense, Jornal do Brasil, Istoé, Veja e Vogue. Participou de projetos importantes como os livros, Alfabetização Solidária, 500 anos do Brasil e a publicação que documentou o processo de elaboração da Constituição Brasileira, em 1988. Realizou as exposições individuais Deusas e Um olhar sobre a moda brasileira. Como produtora e fotógrafa, também participou do projeto do CCBB Foto Fórum 45 anos de Brasília, da exposição 45 Anos de Moda em Brasília e Chão de Flores.
Mestre em Comunicação pela UnB/ FAC com MBA em Marketing pela FGV. Formado em Jornalismo pelo UniCeub e em Administração pela UDF. Trabalhou por 20 anos na Folha de São Paulo com passagem pelos jornais O Globo (1992-94) e Jornal de Brasília (1994-97). É professor universitário nas graduações de Jornalismo e de Publicidade no UniCeub e coordenador do curso de Comunicação da Anhanguera. Foi professor de Introdução de Fotografia na UnB e membro do corpo editorial da Revista Campus Repórter/ UnB 14, 15 e 16. É autor de cinco livros sobre jornalismo de imagem e participou do livro OlhaeVê. Atualmente está em fase de finalização do livro em homenagem ao fotografo Gervásio Baptista.