A cantautora franco-brasileira Uma Sey estreia hoje o EP inédito Open Sea – ouça aqui. Este é seu primeiro trabalho solo e foi gravado entre Paris e São Paulo. Com distribuição digital via Tratore, o EP traz cinco faixas que refletem as raízes da artista, seja na sonoridade indie-pop, como nas letras, escritas em francês, português e inglês.
Influenciada por vozes brasileiras como Céu e Letrux, além dos projetos britânicos Alt-J e London Grammar, Uma Sey também traz referências dos franceses The Dø, Charlotte Gainsbourg e Woodkid. Sobre camadas instrumentais etéreas e beats eletrônicos, as melodias pop de Uma se movimentam também por meio de um criativo universo percussivo.
Escritas por Uma, as letras versam sobre as dores de separações à êxtase dos recomeços, refletindo também a desconstrução de padrões herdados das gerações anteriores, além das curas encontradas por Uma a partir de estudos do Sagrado Feminino.
“Esse EP foi muito terapêutico para mim, me segurou em horas sombrias. As músicas foram compostas aos poucos, em diferente épocas dessa fase de transformações e recomeços. São todas viscerais, escritas com meu sangue e minha alma”, revela Uma.
Open Sea conta com teclados e guitarra do produtor francês Eliott Hosansky e baixo de Max Darmon, gravados na capital francesa. As vozes de Uma, a percussão de Raphael Coelho e os backing vocals de Fernanda Brito foram registrados em São Paulo.
“Foi um verdadeiro trabalho em parceria. O processo de pré-produção, em Paris, foi muito fluido e rápido. O Eliott foi essencial na composição, me desafiando quando achava que podia ir mais longe melodicamente ou nos arranjos. Ele é exigente, envolvido e foi bastante aberto a testar minhas ideias mais insólitas. Raphael Coelho também fez um trabalho de pesquisa percussiva intensa para achar timbres e levadas inusitadas e mais em sintonia com cada composição”, revela Uma.
Uma Sey
Projeto autoral da cantautora franco-brasileira Manuela Massé, Uma Sey é também o primeiro trabalho solo da artista nativa de Nice, França. Sua primeira banda, Anemoan, iniciou atividades em 2012 e um ano depois, com apoio do selo Label A (SP), se mudou para o Brasil onde produziu o disco Luz in Disguise, lançado em 2014. Com o fim do projeto, Uma foi moldando aos poucos sua sonoridade própria e desenvolvendo-se como artista solo, influenciada por nomes variados, do Brasil e do exterior, como Céu, Alt-J e Charlotte Gainsbourg. Uma Sey estreia sua carreira individual em 2019 com o EP Open Sea, com distribuição via Tratore.
Fonte: Assessoria de Imprensa da artista
*Foto: Filipa Aurélio