A cantora e compositora Malu Maria estreia hoje seu novo disco, o segundo da carreira, Ella Terra. O projeto, que vem sendo feito desde 2019, com produção dela, Ivan Gomes e Tatá Aeroplano, já botou três singles-clipes no ar este ano: “Ela Terra”, “A Mentira dos Homens” e “O Mar Levou”.
Ouça Ella Terra na sua plataforma de streaming favorita
Conceitualmente falando, Ella Terra é atravessado por temas urgentes à Malu, mas que também ecoam em muita gente: uma nova maneira de compreender e se relacionar com o planeta, a natureza que existe entre e ao redor de nós, a revisão de práticas nocivas que adoecem ao coração e sobretudo, à mente.
As nove faixas do álbum surgiram de um processo particular de Malu, que ao mostrar suas ideias para a banda – formada pelos músicos Eristhal, Nath Calan e Carlos Gadelha – compreendeu que algumas delas tomaram outros rumos sonoros também.
“Colocando as canções num processo coletivo, BUSCO me desapegar de arranjos muito particulares , (claro que letra e melodia permanecem originais) mas procuro pensá-las como não sendo mais aquelas que nasceram de uma determinada forma específica e particular… Então quando elas entram em contato com a banda vão ganhando outras texturas , solos, atmosferas e levadas, criando novas imagens… e tal… até que rolavam os consensos, bem naturais e fluidos de arranjos coletivos. Super gostosa essa fase, aliás”, lembra com carinho a compositora. “Depois levamos isso para o Ivan Gomes lá no estúdio dele (Lebuá) e abrimos para as ideias dele e do Tatá Aeroplano. No próprio estúdio achávamos e acabávamos de definir alguns detalhes que estavam faltando”.
Durante o processo de mixagem, assinado por Otávio Carvalho, Malu e Tatá mergulharam em detalhes e efeitos que, de acordo com ela, “fizeram muita diferença. A master do Fernando Sanches (El Rocha) também me agrada muito”, comenta a cantora.
Ella Terra também traz contribuições especiais, como os synths de Dustan Gallas (Cidadão Instigado) – em “Ela Terra”, “Temporal” e “Salão da Ilusão” – e de Rafael “Chicão” Montorfano (Quartabê) – em “O Paraíso é Dentro” e “Pássaro de Fogo”. Lucinha Turnbull somou em “O Paraíso é Dentro”, com sua voz e guitarra e Meno Del Picchia é quem toca o baixo acústico, guitarra e o violão na sensível “Temporal”.
O 2020 de Malu
O mundo em contexto de pandemia também atingiu a rotina de Malu Maria, que originalmente previa para o lançamento de Ella Terra tudo o que um disco tem direito: shows, gravações de clipes e afins. Mas o isolamento social aconteceu e Malu reviu ideias e possibilidades, mantendo a estreia do álbum como objetivo principal – e para ser feito da melhor maneira possível.
“Não poder fazer show é de lascar, primeiro porque movimenta e fortalece toda uma cena. E segundo porque, pra mim, era uma fonte de renda”, declara Malu. “Mas aprendi a me adaptar abordando outras formas de me comunicar com o público: soltando uns vídeos de voz e violão, com versões de músicas de outros artistas. Dei aulas de canto, participei e fiz lives, produzi clipes caseiros. Sinto que segui adiante, reestruturando um cotidiano e me mantendo atenta aos sinais do coletivo”, pontua a artista.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Artista
*Foto: Divulgação