• Home
  • Programa de TV
    • VC na Estrada
    • VC Live Exclusive
    • Desafio VC Live
  • Festas e Eventos
    • Exposições
    • Feiras
    • Festas
  • Teatro
  • Cinema
    • Águas Claras
      • Águas Claras Shopping
    • Ceilandia
      • JK Shopping
    • Gama
      • Gama Shopping
    • Guará
      • Casa Park
      • Parkshopping
    • Lago Norte
      • Iguatemi Shopping
    • Plano Piloto
      • Boulevard Shopping
      • Cine Brasília
      • Liberty Mall
      • Pátio Brasil
      • Pier 21
    • Santa Maria
      • Santa Maria Shopping
    • Sobradinho
      • Sobradinho Shopping
    • Taguatinga
      • Taguatinga Shopping
  • Gastronomia
  • Fale com a gente
VC Live
VC Live

abril 13th, 2021
  • Home
  • Programa de TV
    • VC na Estrada
    • VC Live Exclusive
    • Desafio VC Live
  • Festas e Eventos
    • Exposições
    • Feiras
    • Festas
  • Teatro
  • Cinema
    • Águas Claras
      • Águas Claras Shopping
    • Ceilandia
      • JK Shopping
    • Gama
      • Gama Shopping
    • Guará
      • Casa Park
      • Parkshopping
    • Lago Norte
      • Iguatemi Shopping
    • Plano Piloto
      • Boulevard Shopping
      • Cine Brasília
      • Liberty Mall
      • Pátio Brasil
      • Pier 21
    • Santa Maria
      • Santa Maria Shopping
    • Sobradinho
      • Sobradinho Shopping
    • Taguatinga
      • Taguatinga Shopping
  • Gastronomia
  • Fale com a gente
Papel do Educador Contemporâneo
Home
Notícias

Papel do Educador Contemporâneo

abril 13th, 2017 WesleyMcallister Notícias 0 comments

Ronaldo Mota*

Como pensar o papel do docente nos tempos atuais em que o aluno é diferente do que ele era há poucas décadas atrás? Ou seja, os educandos já não são os mesmos e tampouco o mundo nos quais os estudantes estão imersos é parecido com antes. Há poucas alternativas ao educador, a não ser se reconfigurar para não se tornar inócuo ou mesmo deixar de existir.

Há uma mudança drástica de foco em direção a privilegiar as chamadas competências metacognitivas, habilidades interdisciplinares, transversais ou socioemocionais. Entre as características metacognitivas, destaco, a título de ilustração, aprendizagem independente, solução de problemas complexos, perseverança, autocontrole emocional e cumprimento simultâneo de multitarefas em equipe. Tais predicados são especialmente relevantes em missões envolvendo pensamento crítico, capacidade analítica, uso do método científico, comunicação, colaboração, criatividade, empreendedorismo, empatia, cordialidade, respeito e gestão da informação e de emoções.

As capacidades acima referidas, em geral, transcendem as possibilidades e pretensões do aprendizado tradicional, majoritariamente concentrado na transmissão simples de conteúdos. Educar tem se tornado mais complexo, porque abarca o imprescindível conteúdo acadêmico, mas introduz, adicionalmente, novas exigências e perspectivas. Atitudes, comportamentos e posturas são elementos transversais presentes nos processos de aprendizagem de praticamente todas as áreas do conhecimento e em todas as suas fases.

No passado recente, a formação de um profissional estava bastante centrada na aquisição de um conjunto razoavelmente bem delimitado de conteúdos previamente estabelecidos, somado a uma série conhecida de técnicas e procedimentos. Essa formação era considerada razoavelmente suficiente para atender as demandas previsíveis de um modelo de desenvolvimento econômico predominante no século XX. Na perspectiva Fordista/Taylorista, tal profissional findava atendendo ao mercado, gerando cidadãos minimamente satisfeitos. Não mais. O mundo mudou rapidamente, os principais desafios contemporâneos apresentam ingredientes basicamente imprevisíveis.

Ingressamos em uma sociedade onde a informação está, cada vez mais, totalmente acessível, instantaneamente disponibilizada e basicamente gratuita. Tão ou mais relevante do que aquilo que foi aprendido (associado genericamente à cognição) é o amadurecimento da consciência, por parte do educando, acerca dos mecanismos segundo os quais ele melhor aprende (metacognição). Aprender a aprender passa a ser tão ou mais relevante do que simplesmente aprender. Mais relevante do que o conteúdo aprendido é a percepção acerca de como se aprende. Em um mundo de educação permanente ao longo da vida, a formação metacognitiva se constitui em um diferencial significativo na capacidade dos futuros profissionais de enfrentar os problemas que lhes serão apresentados pela sociedade contemporânea.

Explorar a metacognição vai além dos procedimentos usuais de transmissão simples do conhecimento, privilegiando a curadoria precisa e eficiente do conteúdo disponibilizado e a adoção de abordagens emancipadoras, especialmente aquelas baseadas em aprendizagem independente. Essa estratégia passa por enfatizar elementos motivacionais, incluindo atenção especial a trabalhos colaborativos (capacidade de produzir em equipe) e em aspectos interdisciplinares (habilidade de estabelecer conexões entre diversas áreas do saber), acrescidos de relevância de comportamentos como tolerância e compaixão (empatia aplicada, isto é, entender o outro por se colocar na posição do outro e agir em função disso). São também relevantes os estímulos à visão empreendedora (criativa conjugada com exequibilidade e sustentabilidade) e o especial domínio de linguagens e de plataformas digitais.

Cabe ao educador ampliar as competências e habilidades que habilitam o educando a enfrentar, sem medo, as imprevisíveis novas realidades. Preparar os docentes para explorar essas especiais capacidades é um dos maiores desafios da educação contemporânea e ainda estamos aprendendo a formar adequadamente tais professores. O drama é que temos pouco tempo e estamos atrasados. Esse educador é imprescindível imediatamente para a geração de profissionais e cidadãos aptos a colaborarem com uma sociedade mais justa e harmônica, com desenvolvimento econômico, social e ambiental sustentável.

(*Reitor da Universidade Estácio de Sá)

*O texto acima é de responsabilidade do autor.

*Foto: Wesley Mcallister/VC Live

Facebook Twitter Google+ LinkedIn Pinterest
Next article Primeiro sucesso de Rashid, “Bilhete”, ganha nova versão ao lado de Luccas Carlos
Previous article O Museu Nacional da República apresenta e exposição inédita Pirajá

WesleyMcallister

Apresentador e Editor-chefe do programa VC Live (UNBTV) e do site www.vidacandanga.com.br . Foi editor e repórter na TV Brasília e TV Justiça, jornalista no Jornal de Brasília.

Related Posts

Concurso, Primeiro a Poesia, promete valorizar autores e intérpretes autorais do DF Notícias
fevereiro 6th, 2021

Concurso, Primeiro a Poesia, promete valorizar autores e intérpretes autorais do DF

Festival BrasilArte sintetiza o Brasil na agenda turística e cultural do DF Exposições
fevereiro 4th, 2021

Festival BrasilArte sintetiza o Brasil na agenda turística e cultural do DF

Pedro Alex busca inspiração na neo soul music em novo single Lançamento
fevereiro 3rd, 2021

Pedro Alex busca inspiração na neo soul music em novo single

Leave a Reply Cancel reply

Últimas
Concurso, Primeiro a Poesia, promete valorizar autores e intérpretes autorais do DF

Concurso, Primeiro a Poesia, promete valorizar autores e intérpretes autorais do DF

Espetáculo de dança contemporânea Mamadook entra em cartaz on-line

Espetáculo de dança contemporânea Mamadook entra em cartaz on-line

Peça que celebra 30 anos da Celeiro das Artes abre agenda teatral da BDB Cultural

Peça que celebra 30 anos da Celeiro das Artes abre agenda teatral da BDB Cultural

Festival BrasilArte sintetiza o Brasil na agenda turística e cultural do DF

Festival BrasilArte sintetiza o Brasil na agenda turística e cultural do DF

Pedro Alex busca inspiração na neo soul music em novo single

Pedro Alex busca inspiração na neo soul music em novo single

  • Home
  • Programa de TV
  • Festas e Eventos
  • Teatro
  • Cinema
  • Gastronomia
  • Fale com a gente
  • Back to top
© Weekly News 2014. All rights reserved.
Produced by Mip Themes