Em outubro de 1991, graças ao estouro de um balão vermelho no céu, foi iniciada uma parceria entre artistas que se tornou o Grupo de Teatro Celeiro das Antas, uma das mais longevas companhias do Distrito Federal. Três décadas depois, o mesmo impulso que levou Zé Regino a encenar o espetáculo e fundar o grupo será o pontapé da programação teatral da BDB Cultural.
“A História do Balão Vermelho” será adaptada para vídeo pela primeira vez em suas três décadas de jornada no palco e será transmitida no Youtube (https://www.youtube.com/channel/UCDKEJjxob9YrWy0B7isNeaA) e no Facebook (https://www.facebook.com/bdbcultural) da BDB Cultural, dia 7 de fevereiro, domingo, às 17h.
Com Elisa Carneiro e Zé Regino no elenco — o mesmo ator e diretor que repete o papel que desempenhou em 1991 —, a peça comemora sua trajetória de sucesso neste formato inédito, feito para as câmeras.
“Vamos apresentar a história sem plateia, só nós dois interagindo, então, a gente dá mais ainda de si. Eu dava 100% da minha energia, agora dou 300%. Para nós, não ter o riso, não ter a resposta imediata do público é complicado, mas por mais que seja para uma câmera, alguém vai ver do outro lado. Tento me conectar com quem está do outro lado, para que seja tão incrível para ela assim é para a gente”, diz Elisa.
30 anos de atualidade
Para a atriz que protagoniza o espetáculo, “A História do Balão Vermelho” é tão longeva e inspiradora por ser lúdica. “A história que contamos é a de um balão, um ser que quer seguir seus próprios sonhos. Está direcionado para a imaginação do público, crianças e adultos, para que a peça para quem vê como o que o balão descobre sobre si: a capacidade de não desistir de seus sonhos. Por isso a peça não saiu de moda e espero que não saia nunca. É esperança”, completa.
“Vai ser lindo apresentar essa peça dentro da programação de uma biblioteca, vinculada a ela. Essa é uma história em que literalmente se abre um livro e se encontram caminhos a partir dali para
a imaginação. A ideia desse projeto da BDB Cultural, de fazer uma multidisciplinaridade da arte, é abrir nossa imaginação também para o que pode ser uma biblioteca e é maravilhoso fazer parte disso”, acrescenta Elisa Carneiro.
Sobre a BDB Cultural
O coordenador-geral da BDB Cultural, Marcos Linhares, afirma ser uma honra a oportunidade de trazer esse aniversário para a agenda do projeto. “Essa é a história de um balão que está aprendendo sobre sua capacidade do voar. “Com a BDB Cultural, vamos renovar a prática de ser uma referência a outras bibliotecas do país para que elas possam abrir suas asas para voos mais altos e dar vida aos seus espaços”, diz.
A BDB Cultural é uma iniciativa do governo federal, por meio do Ministério do Turismo, em parceria com a Biblioteca Demonstrativa do Brasil Maria da Conceição Moreira Salles (BDB) e, por meio de um termo de colaboração, com a organização social Voar Arte para a Infância e Juventude.
Para saber mais sobre os próximos cursos e eventos oferecidos, acompanhe as novidades da BDB Cultural no Youtube (https://www.youtube.com/channel/UCDKEJjxob9YrWy0B7isNeaA), no Facebook (https://www.facebook.com/bdbcultural) e no Instagram (https://www.instagram.com/bdbcultural/) da iniciativa.
Sobre o Celeiro das Antas
Fundado na primavera de 1991, O Grupo de Teatro Celeiro das Antas é uma entidade de estudo, pesquisa, montagem e apresentação de peças teatrais.
Entre as peças de seu repertório, além das “infinitas” montagens de “A História do Balão Vermelho”, estão adaptações de textos clássicos como “Moby Dick” e “Sonho de Uma Noite de Verão”, além de produções próprias como “A Luz da Lua os Punhais” — que deu origem a segunda geração do grupo, em 1995 — e “Alma de Peixe”, um espetáculo para bebês.
A formação atual da trupe trabalha junta há aproximadamente seis anos “e a parceria só ficou mais forte nessa quarentena”, diz Elisa Carneiro. Além dela e de Zé Regino, o fundador, o grupo atualmente conta com Kelly Costty, Rodrigo Lélis e Félix Saab no elenco.
Fonte: Assessoria de Imprensa do BDB Cultural
*Foto:
Serviço: Lucas Rezende
BDB Cultural – Fevereiro de 2021
Transmissão de “A História do Balão Vermelho” em comemoração aos 30 anos da peça.
Transmissão no YouTube e Facebook, às 17h, de graça.
07/02, domingo, 17h = “A História do Balão Vermelho” do Grupo Teatral Celeiro das Antas. Com Elisa Carneiro e Zé Regino.
Outras informações:
Facebook.com/bdbcultural
Instagram – @bdbcultural